Recorrer repetidamente às mulheres erradas, parar de fumar pela quinta vez, sempre reagindo sem rodeios quando alguém lhe critica: é difícil romper com os padrões presos. Não importa quão críticos somos sobre nossas fraquezas, não é fácil melhorar nossas vidas. Por que é tão difícil mudar?

O primeiro freio à mudança é a nossa biologia. Grande parte de nossas características psicológicas possui um componente hereditário. Quanto mais forte for um problema geneticamente determinado, mais difícil será mudar. Alguém com psicose pode dizer: não quero mais alucinar, mas, infelizmente, ele não tem nada a dizer sobre isso. A biologia governa neste caso, assim como o autismo, por exemplo. A sensibilidade aos vícios também parece ser amplamente hereditária. Mas nem sempre é claro até que ponto uma característica é biologicamente determinada. A depressão, por exemplo, tem um componente hereditário, mas eventos desagradáveis ​​da vida também a influenciam.

A questão de saber se um problema psicológico é em grande parte determinado biologicamente ou não pode desempenhar um papel na escolha entre medicação ou terapia. Se houver uma depressão grave na família, pode ser mais difícil tratá-la com terapia de conversação. Um segundo limiar é a nossa personalidade. Isso também é em grande parte determinado pela hereditariedade. Uma pessoa introvertida pode aprender certas habilidades que o ajudam a lidar melhor em situações sociais, mas raramente se tornará um pulo no campo extrovertido. Propriedades como satisfação e otimismo também são 50% biologicamente determinadas, de acordo com uma pesquisa dupla. Até a possibilidade de mudança é parcialmente determinada geneticamente. A abertura para novas experiências é uma das chamadas Big Five: as cinco características básicas que compõem a personalidade.

As pessoas com alta pontuação nessa característica têm mais probabilidade de mudar de emprego por volta dos 50 anos do que as que têm baixa pontuação nesse fator. Se você pode ou não mudar, é, portanto, parcialmente em sua personalidade. E mesmo a parte não determinada geneticamente da personalidade formada em interação com o ambiente é difícil de mudar. Nesse nível, estão as crenças profundamente arraigadas, muitas vezes inconscientes, baseadas em experiências com os outros. Alguém que é constantemente menosprezado quando criança pode desenvolver uma incerteza profundamente enraizada, que é muito difícil de remover. Isso não significa que é, portanto, sem esperança. A tendência a cair em certos padrões pode não mudar, mas é possível aprender a pensar menos negativamente sobre si mesmo ou a tentar comportamentos diferentes.

Comportamento da vítima

Uma terceira razão pela qual a mudança geralmente falha é que ela evoca o medo. O que é conhecido, por mais destrutivo que seja, às vezes, oferece uma certa sensação de segurança. O novo é incerto. As queixas podem ter uma função na manutenção do equilíbrio psicológico que você mostra para o psicólogo Nova Iguaçu. Alguém com medo de se comprometer pode querer se livrar dele, mas entrar em um relacionamento evoca tanto medo que ele continua a evitá-lo. Enquanto o medo do novo comportamento for maior do que o sofrimento que o antigo comportamento produz, as pessoas permanecem – muitas vezes sem perceber – ao invés do antigo. Alguém que quer mudar deve, portanto, ter medo da tolerância: ser capaz de tolerar ter medo. A falta de auto-conhecimento também é um enorme obstáculo à mudança. Pessoas com falta de auto-conhecimento geralmente se vêem como vítimas. E uma atitude de vítima significa que não eles, mas os outros devem mudar. Com isso, eles impedem sua própria cura.

Essas pessoas externalizam: elas colocam a responsabilidade pelo seu problema nos outros. Na terapia, você pode reclamar sobre seu parceiro violento, mas mais importante é a questão de por que você permanece com essa pessoa. Uma infância muito desagradável não pode mais ser desfeita, mas você é responsável por fazer algo disso no presente. As pessoas que colocam a responsabilidade fora de si não querem mudar. São pessoas que sofrem abuso crônico, que também acreditam que seu terapeuta deve resolver seu problema, e as pessoas ao seu redor precisam mudar.

Às vezes, um problema também traz certos benefícios. E às vezes as pessoas não querem perder: “Você chama isso de benefícios secundários à saúde. Alguém que quer se tornar menos dependente de sua mãe pode reclamar que ela está no pescoço dele assim. Mas ele secretamente acha muito bom que ela lave suas roupas e dê sacos de comida para casa. ”Às vezes, é preciso desistir de agradáveis ​​efeitos colaterais para mudar algo sobre uma situação. Você percebe que ainda comete os mesmos erros repetidamente? Então, você pode se perguntar se deseja mudar ou se acha muito mais fácil continuar no padrão antigo. Mudar exige muito trabalho, às vezes é extremamente doloroso, confrontador, assustador e demorado.

psicólogo Nova Iguaçu

É por isso que a vontade de mudar é tão importante na determinação da chance de sucesso. Infelizmente, essa motivação geralmente se torna forte o suficiente quando estamos em estado grave, quando nosso parceiro ameaça sair (ou já saiu) ou quando estamos doentes. Somente quando chegamos ao fundo e não vemos saída, é que percebemos que algo precisa acontecer.

O comportamento é mutável.

Se todos superarmos esses obstáculos, o que podemos mudar? Depende inteiramente de qual nível você olha. Você pode mudar seu comportamento. Você pode oferecer estratégias: alguém que fica agressivo rapidamente pode aprender a contar até dez. Ou você pode ajustar seu ambiente: evite situações tentadoras ou desagradáveis, para que não haja mais biscoitos de chocolate em casa ou troque de emprego.

Parar de fumar ou terminar um relacionamento adúltero pode significar muito para você ou seu ambiente. Mas a questão é se o que fez você trapacear ou fumar maço por dia também mudou?

O segundo nível de mudança está no nível do pensamento: aprender a ver as coisas de maneira diferente. Isso é possível com a ajuda da terapia cognitiva. Isso é especialmente adequado para pessoas que exigem muito, são ansiosas ou inseguras.

O nível de mudança mais fundamental e mais difícil é mexer com a personalidade, por exemplo, com a psicanálise ou com a terapia cognitiva de longo prazo. Isso é mais adequado para padrões ocultos. “Por que não consigo encontrar um parceiro? Por que eu termino a cada quatro meses? ”A idéia de que você pode mudar a personalidade de uma pessoa como um todo está desatualizada. Isso não acontece, nem mesmo depois de cinco anos de psicanálise. Pesquisas mostram que pessoas que terminaram o tratamento, em situações muito estressantes, recorrem a padrões antigos em um primeiro impulso. Você pode obter uma estrutura de personalidade um pouco mais saudável. A maneira pela qual alguém experimenta conflitos e o grau em que o medo é evocado mudam. Você pode promover a autonomia de uma pessoa, o que reduz muito os medos. Coisas que costumavam ser um grande problema desaparecem cada vez mais em segundo plano.

Aceitação

Mas, em qualquer nível que você tente mudar, é um processo longo e árduo. É um trabalho árduo e experimentou centenas de milhares de milhões de vezes que pode ser feito de maneira diferente. “Todo esse trabalho duro – vale a pena?” Não seria muito melhor, desde que não estejamos infelizes, nos assumirmos como somos, com nossos lados inferiores? Aprender a viver com o nosso perfeccionismo, nossos medos, nossos lugares vulneráveis, em vez de querer afastá-los? Quem pode, talvez tenha alcançado a maior mudança: uma mudança na maneira como olhamos para nós mesmos, permitindo-nos aceitar-nos com nossos erros.

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As quatro fases do processo de mudança

Etapa 1: inconscientemente incompetente. Reconhecendo o problema.

O processo de mudança começa com o autoconhecimento. Se você não conhece a si mesmo que está em um padrão destrutivo ou que possui uma característica problemática, não pode mudar nada sobre isso. O autoconhecimento pode ser aumentado na terapia. Não se trata apenas da compreensão intelectual de que você tem um problema, mas, acima de tudo, do “sentimento de saber”: compreender realmente que as coisas podem ou devem ser feitas de maneira diferente.

Além disso, a auto-imagem se torna mais sutil nesta fase. “Eu sou uma pessoa difícil” ou “ninguém me entende” muda para: “Por medo de ser machucado novamente, às vezes me comporto de forma defensiva, o que pode dificultar o relacionamento de outras pessoas comigo”. Ou porque tenho medo de ser dominado, e é por isso que não me abro para as pessoas, por isso faz sentido que as pessoas muitas vezes estejam erradas sobre mim. Reconhecer que você faz parte do problema é talvez a coisa mais importante. Por exemplo, a observação de que as pessoas vão além dos seus limites pode mudar para: “Eu não defini limites”. Isso possibilita a alteração.

Etapa 2: investigar conscientemente e tornar o problema concreto

Uma fase complicada é quando você percebe que está preso em um padrão, mas ainda não é capaz de fazê-lo de maneira diferente. Para algumas pessoas, trata-se de um ataque maciço à sua auto-imagem e auto-estima, e elas acham difícil ser moderado em relação a si mesmas. Mas não importa o quão embaraçoso, a percepção que você tem do problema também lhe dá controle. Se você mantiver um problema com seu comportamento ou padrão de pensamento, também poderá resolvê-lo reagindo de maneira diferente. Essa escolha fornece um senso de autonomia que substitui o sentimento de desamparo. É essencial, nesta fase, ter uma imagem clara da obtenção do problema. Por exemplo, alguém que reconhece não estabelecer limites pode mapear quando isso acontece exatamente, quais são os pensamentos que levam a esse comportamento e que sentimentos desempenham um papel.

Etapa 3: conscientemente competente, experimentando alternativas.

Quando esse ponto é alcançado, alguém está pronto para aplicar um novo comportamento ou novos pensamentos como um experimento. Um terapeuta também pode ajudar com isso. Pode-se experimentar respostas diferentes, e habilidades enfraquecidas podem ser fortalecidas, novas habilidades aprendidas. O terapeuta pode fazer com que alguém obtenha novas experiências. A configuração terapêutica “segura” permite que alguém pratique novas habilidades sem obter imediatamente uma experiência ruim, o que pode impedi-las imediatamente de outras mudanças.

Etapa 4: inconscientemente capaz de ancorar novas habilidades

Algumas mudanças serão bem-vindas por familiares e amigos, mas não por todas. Dessa forma, alguém que começa assertivamente pode contar com resistência. É por isso que também é essencial que alguém aprenda habilidades que os impeçam de recair e, por exemplo, trabalhe em sua autoconfiança. Antes que a nova maneira construtiva de lidar com os problemas se torne automática, você terá que praticar infinitamente – se você atingir esse estágio.