Os cientistas estão apenas começando a entender todo o alcance do microbioma intestinal – a comunidade diversificada de microrganismos que vivem dentro do trato digestivo, que demonstrou influenciar tudo, desde o sistema imunológico ao humor. Manter o equilíbrio nessa comunidade, sugere um crescente corpo de pesquisa, tem um forte efeito cascata para a saúde mental e física.

Também é, como argumenta o pesquisador de comunicações Jeffrey Hall, uma grande metáfora. O microbioma é o enquadramento que ele usa para explicar seu conceito de “bioma social”, a ideia de que o bem-estar social depende de uma mistura regular e variada de interações.

“Ficamos fascinados com a idéia de que você tem esse equilíbrio em seu corpo de coisas que ajudam a mantê-lo saudável”, diz Hall, professor da Universidade do Kansas. “Quando está desequilibrado, você não floresce e fica doente. Éramos nós dizendo: “Vamos pensar na interação humana como nutrição”. “

Em um novo estudo da revista Human Communication Research, Hall e o co-autor Andy Merolla, professor de comunicação da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, analisaram mais de 10.000 interações sociais registradas nos diários de aproximadamente 400 participantes. Do material original, os dois pesquisadores conseguiram escolher cinco componentes-chave para um bioma social saudável.

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Primeiro, há a proporção de conexão com a energia gasta. “As melhores interações nos fazem sentir muito conectados, mas não precisamos de muito esforço”, diz Hall. “Como sair com sua melhor amiga. Essa é uma interação social nutritiva. ”Igualmente importante, eles descobriram, é o nível de proximidade que você sente com as pessoas que vê regularmente, sobre o que você fala – uma mistura de conversas profundas e superficiais é a melhor – e quanta escolha você tem em quem você interage e quando.

Mas o componente final que eles identificaram foi o mais surpreendente e um dos mais vitais: a solidão.

“Vimos muitas pesquisas sugerindo que mais interações sociais são melhores”, diz Hall, mas “a que teve o maior apoio empírico foi que, quando você está sozinho e contente dessa maneira, é um ótimo indicador de que você é socialmente saudável. ”Considere como você se sentirá ao final de um evento de networking bem-sucedido ou de um fim de semana aconchegante do Dia de Ação de Graças com sua família. Mesmo os mais extrovertidos entre nós provavelmente apreciarão a chance de levar algum tempo para si depois de uma maratona de socialização. “Quando as pessoas tinham uma interação nutritiva no início do dia, era mais provável que ficassem felizes sozinhas depois”, diz Hall.

Mas você não pode simplesmente recusar convites. Para alcançar a saúde do bioma social, talvez você precise de um psicólogo Nova Iguaçu e fazer um pouco mais de tempo sozinho do que checar o Instagram sem pensar, diz Kristen Radtke, autora do próximo livro Seek You: Essays on American Loneliness.

“É sobre intenção”, diz ela. “Da mesma forma que precisamos gastar tempo não trabalhando e relaxando, se você se deparar acidentalmente percorrendo a Internet, isso não é realmente relaxante”.

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Isso não quer dizer que exista necessariamente uma maneira correta de passar tempo com você – contanto que você o veja como um tempo sozinho e proposital, a atividade não importa. “Organize seu banheiro. Ler um romance. Faça algum projeto criativo ”, diz Radtke. “Não existe realmente uma solução única para todos. É importante ouvir a si mesmo e o que você precisa. “

E há uma diferença entre solidão e solidão. Enquanto o primeiro é acompanhado por sentimentos de satisfação, o segundo é um sentimento desagradável que Hall diz que pode resultar de uma necessidade biológica de estar perto de outros.

“Há pesquisas para sugerir que a solidão é um gatilho. Sentimos isolamento, então seremos solicitados a nos conectar com outras pessoas ”, diz ele. “Desenvolvemos mecanismos que nos levam a interações sociais porque nos mantêm seguros e alimentados”.

Mas, assim como o microbioma do corpo geralmente é único para o indivíduo, todos têm seu próprio limiar para onde a solidão de boas-vindas termina e a solidão começa, diz Radtke.

“É por isso que algumas pessoas no mundo quase nunca estão sozinhas, mas se sentem sozinhas, e outras que estão sempre sozinhas e nunca se sentem sozinhas”, diz ela. “A solidão funciona quando você se sente satisfeito com a sua conexão com outras pessoas. Depois de atender a essa necessidade básica, é muito mais fácil passar um tempo sozinho. “